COMO FUNCIONA O AIRBAG
Ele salva milhares de vidas e espanta pela agilidade. Como o airbag abre tão rápido? Eis a resposta
1. A desaceleração brusca do carro ativa o dispositivo de Airbag. Munida de sensores de velocidade, a unidade de controle eletrônico envia um sinal elétrico para o ignitor do gerador de gás – o responsável por inflar a bolsa.
2. O ignitor funciona como uma espoleta. Dentro do gerador de gás, esse dispositivo pirotécnico faz com que substâncias como os nitratos de amônia e guanidina reajam e explodam instantaneamente. Essa tecnologia de combustão é tão requintada que pode ser comparada à usada no lançamento de foguetes.
1. A desaceleração brusca do carro ativa o dispositivo de Airbag. Munida de sensores de velocidade, a unidade de controle eletrônico envia um sinal elétrico para o ignitor do gerador de gás – o responsável por inflar a bolsa.
2. O ignitor funciona como uma espoleta. Dentro do gerador de gás, esse dispositivo pirotécnico faz com que substâncias como os nitratos de amônia e guanidina reajam e explodam instantaneamente. Essa tecnologia de combustão é tão requintada que pode ser comparada à usada no lançamento de foguetes.
3. A reação química gera
nitrogênio suficiente para encher a bolsa (que pode ter entre 60 e 90 litros)
em apenas 30 milésimos de segundo. Isso significa que é possível encher um
airbag 30 vezes em um único segundo.
4. Empurrada pela expansão
do gás, a capa se abre em diversas partes a partir do centro, como um botão de
rosa que desabrocha. Essa capa é feita de um plástico especial que tem de 2 a 3
mm de espessura e pequenos sulcos de 0,5 cm. São esses sulcos que garantem que
o material romperá nos locais desejados e que nenhum pedaço de plástico
atingirá o passageiro.
5. O airbag começa a
esvaziar para, só então, absorver o impacto do corpo. Isso porque o choque
contra um airbag em processo de inflação seria tão ruim quanto bater direto no
painel. O esvaziamento é feito através de furos posicionados na parte de trás
ou na lateral da bolsa.
O impacto da colisão de um veículo a 80 km/h contra um muro
é igual a de um carro que despenca do 10º andar ao bater no chão. Um
estudo feito em 2008 pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária concluiu
que, se todos os carros envolvidos em acidentes no Brasil tivessem airbag, o
dispositivo poderia ter salvado: 3.426 vidas entre 2001 e 2007. E poupado
71.047 feridos dos seus machucados, o que significaria uma economia de R$ 2,2
bilhões.
Fontes: Oliver
Schulze, gerente senior de engenharia do produto da Takata Brasil e membro da
Comissão Técnica de Segurança Veicular da SAE; Vitor Gambini, engenheiro de
desenvolvimento da Takata Brasil; Marcus Vinícius Aguiar, diretor da AEA.
Hoje há também Airbag
para motociclista, assim o airbag infla e protege o pescoço, costas,
peito, lados e anca do cavaleiro. Com o sistema Safety Air Bag Denko o
colete de proteção será insuflado em 0,5 seg, imediatamente após a distância
entre o cavaleiro e o cavalo exceder a distância de ativação. Adequado para
cavaleiros adultos.
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